Busca ampliar a vida útil do equipamento, com consequente redução dos custos e aumento da segurança, desempenho e confiabilidade. Com base no levantamento dos equipamentos médicos, um plano de manutenção preventiva do parque será elaborado. Esse cronograma permitirá o acompanhamento do estado de desgaste de cada equipamento individualmente.
A equipe de engenharia clínica deverá estar comprometida com o cumprimento do calendário estipulado no início das atividades. O calendário de manutenções preventivas deverá ter a concordância e envolvimento de toda a equipe de enfermagem do Hospital, visto que será necessário um rodízio dos equipamentos que passarão pelo processo de manutenções preventivas.
O engenheiro clínico supervisionará todo o cronograma e a execução das Manutenções Preventivas e Calibrações, ficando o mesmo responsável pela entrega de relatórios mensais com o status do gerenciamento dos equipamentos. A execução destas MP´s ficará a cargo de um dos técnicos da equipe de Eng. Clínica.